Os sábios que prescreveram Yagnas não pensavam neles para o uso de um determinado país, comunidade ou tempo. Eles são válidos para qualquer país, para qualquer povo, a qualquer momento. A bênção no final do Yagna é Samasta Lokah Sukhino Bhavantu (Que todos os seres de todos os mundos sejam felizes!).
Tudo o que é dedicado e oferecido a Deus nunca será perdido. As pessoas podem ganhar o enorme benefício oferecendo muito pouco a Deus. Uma folha ou uma flor, uma fruta ou um pouco de água — é o suficiente, se oferecidas com devoção. Draupadi deu a Sri Krishna a fração de um colar de folhas do lado de um vasilhame e Deus concedeu-lhe a fortuna infinita. Kuchela deu um punhado de arroz torrado e recebeu do Senhor a consciência da Sua glória sem fim. O Yagna conduz o testemunho deste significado interno.
YAGNA DENOTA SACRIFÍCIOOs Yagnas estão sendo realizados para ishtaphala prapti (alcançar o fruto desejado) evisarjana anishta (jogar fora o que é indesejável). Mas o real significado da Yagna é Thyaga (sacrifício) que por sua vez, envolve sacrificar más qualidades como ciúme, ostentação, indulgência, e ego. Os Vedas propõem que o homem deve sacrificar suas qualidades selvagens. Raiva, rancor, ciúme, inveja e vaidade - todas essas são qualidades selvagens.
Enquanto essas qualidades existem em um ser humano, ele é considerado um animal. O bhavaroga (doença do mundanismo) aumenta conforme tudo o que é desejado por uma pessoa lhe é concedido. Tal doença nunca será curada dessa maneira. Por isso, Deus não concede todos os desejos de um ser humano. Na verdade, a maioria das pessoas não perguntam o que é desejável. Se você orar a Deus para ser abençoado por Sua graça, que pode conferir a felicidade eterna, Ele certamente irá conceder.
Nós pensamos que Deus é insensível e sem compaixão. Se houver unidade no pensamento, palavra e ação, o homem torna-se verdadeiro. Então, Deus certamente vai conferir Sua graça ao homem pelo seu progresso nos esforços do mundo, bem como espiritual. Ele confere a felicidade aqui e no futuro. Yagnas são realizados para invocar as bênçãos do Divino para a paz e o bem-estar do universo. Quando o Divino responde com a Sua Graça, o bem-estar de todos está assegurado.
Os Yagnas têm ainda outro significado. Oferecer ao Senhor o que Ele tem dado ao homem é um dever fundamental do buscador espiritual. A oferta deve ser considerada não como sacrifício, mas como um ato de amor e gratidão com o qual se alegra. O significado interior do Yagna é sacrifício, renúncia. Para quem? Para o Divino.
“Senhor! O coração que você me deu, eu estou o oferecendo de volta”, é o espírito daquele que renúncia. O coração que Ele deu, os sentimentos que Ele evoca, a riqueza que Ele conferiu, a fama que Ele concedeu — estes devem ser oferecido de bom grado de volta a Deus.
Sanathana Sarathi - O Eterno Condutor - Outubro 2011